O Portal Ideb

Origem

A ideia de um portal com dados do Ideb surgiu em julho de 2010, quando o MEC divulgou o Ideb 2009 e os fundadores da Meritt observaram que a sociedade estava muita interessada em entender e acompanhar a qualidade da educação brasileira a partir do índice. Porém, as divulgações na mídia destacavam os valores do país e estados e o cumprimento ou não da meta. Para alguém interessado em saber o Ideb de um município ou de uma escola havia grande dificuldade. Além disso não era possível acessar os componentes para o cálculo do Ideb (fluxo e aprendizado) fundamentais para entender as variações do índice. 

Em agosto de 2010 o Portal Ideb foi lançado e desde lá vem recebendo cada vez mais visitações, tendo estabilizado em 1.000 visitas diárias.

Na divulgação do Ideb 2011 o Portal chegou a quase 60.000 visitas diárias com picos de até 1500 acessos simultâneos e com uma média de 7 minutos de permanência por visitante.

Para os sócios da Meritt isto foi a confirmação de que estavam certos em apostar que as pessoas estão interessadas em acompanhar e entender a qualidade da educação brasileira quando lhe são disponibilizados os recursos adequados.

Aceitando o desafio de contribuir com construção de um conhecimento sobre o Ideb e a qualidade da educação no Brasil, o Portal Ideb foi todo reformulado, valorizando a disponibilização de conteúdos e conceitos junto aos dados e a classificação das escolas.

Créditos

O Portal Ideb é uma realização da Meritt Informação Educacional.

Equipe responsável:

  • Ricardo Vieira Fritsche
  • Alexandre Augusto de Oliveira
  • Kaléu Caminha
  • Gustavo Vieira Fritsche
  • João Paulo Raittes

Opiniões e Base de Conhecimento